Resenha Caixa de Pássaros de Josh Malerman

16:13

Caixa de Pássaros

Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.


Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Suspense e Terror | Editora Intrínseca | 272 Páginas | Josh Malerman | (5/5) | Skoob |  Compre: Saraiva •Submarino• Livraria da Travessa •Amazon

"Não abra os olhos" Um livro tenso que explora a essência do medo e fascina. 

Resenha: Nesse livro nos é apresentada a história de Malorie, uma simples garota que descobre estar grávida no mesmo dia em que incidentes estranhos começam a acontecer cada vez mais perto dela. Ao longo da narrativa encontramos dois tempos, um no presente, que se trata de quatro anos depois do ocorrido, e outro no passado, que relata os fatos durante os nove meses de gravidez da personagem principal.  A história se passa no presente, mas constantemente ela é voltada para algumas memórias da personagem principal.


Tudo começa com episódios estranhos e assustadores por todo o mundo quando pessoas simplesmente veem algo aterrorizante do lado de fora e enlouquecem, sendo levada a provocar atos de extrema violência que sempre acabam com o suicídio. Aos poucos se tornam comuns; pessoas enterradas vivas, enforcamentos, crianças cortando os pulsos, retirar globos oculares, se matar com facas, tesouras, entre outros. Resumindo, todos os tipos de suicídios e assassinatos mais terríveis da história.

Malorie se vê perdida nesse mundo, estando completamente sozinha e grávida, somente amparada por cobertores nas janelas, porta trancada e vendas. Dessa forma, ela se dirige para um abrigo, onde há uma segurança relativa, e principalmente, não estará sozinha.
Quando chega nessa casa ela conhece muitas pessoas vivendo na mesma condição que ela se encontrava, mas sempre se esforçado para manter aquele clima de esperança e isso renova as forças de Malorie para enfrentar essa nova e perturbadora realidade. Mesmo com a existência de algo sinistro lá fora que ninguém sabe de onde veio ou porque leva as pessoas a loucura; a falta de comunicação e ausência da visão do mundo exterior; Malorie consegue ver “uma luz no fim do túnel” na casa.

Ela logo se sente muito próxima de Tom que mesmo nas adversas situações está otimista e faz de tudo para ajudar, tanto que acaba por virar um dos melhores amigos de Malorie ao longo dos tempos. Não é só isso, novas pessoas chegam, algumas, como a Olympia que são boas e trazem mais alegria a casa, mas também há aqueles que representam novos perigos. Sempre com o medo crescente dos barulhos estranhos, a desconfiança de todos e o nascimento sempre cada vez mais perto. Como conseguirão lidar com tudo isso?   
 Quatro anos depois de tantas desgraças assombrarem a vida de Malorie ela decide enfim ir embora da casa onde se abriga para buscar um lugar melhor para os filhos. Mas essa não é uma jornada fácil, pois ela terá de remar 32 quilômetro pelo rio sem poder ver nada, usufruindo apenas do seu instinto de sobrevivência e dos ouvidos bem treinados das crianças. 
Será que isso é o suficiente para chegar onde precisam? As respostas a essa pergunta são incertas, pois muitos perigos os aguardam nessa assustadora jornada, onde um passo em falso pode significar a morte.  Em um mundo de recursos escassos, olhos vendados e terror persistente, encarar os próprios medos é apenas o início da viagem, o mais importante é: Em quem pode realmente se confiar? 

'' Como pode esperar que seus filhos sonhem em chegar as estrelas se não podem erguer a cabeça e olhar para elas.''

Os Personagens: Os personagens aqui apresentam uma características singulares que se destacam pela vida em grupo. No grupo de sobreviventes da casa temos o Tom que sempre costuma ser otimista, esperançoso, altruísta e sempre pronto para tomar frente nas decisões. Para contrapor ele tem o Don, outro morador da casa, que sempre prefere ver o pior, ser o arrogante e frio da casa que só pensa em sobreviver custe o que custar, até mesmo arriscando vidas para isso. Outros como a Olympia, já tendem para um lado mais sensível e frágil que nada tem a ver com a Malorie que é bem mais determinada, realista e esforçada ao máximo para que possa ficar firme e forte no livro todo.      

Capa, detalhes internos e escrita: A capa é simplesmente perfeita de tão maravilhosa. Ao meu ver a Intrínseca caprichou muito nesse livro e fez um ótimo trabalho, assim como fez em várias outras capas. Esse contraste dessa paisagem mais sinistra com a luz, os pássaros e o azul da frase causou um efeito muito legal que se contrapôs um pouco para dar esse ar mais bonito. O livro é tão lindo esteticamente que até a lombada é trabalhada com esse tema mais obscuro. Os detalhes internos na mudança de capítulo contribuem para esse ar assustador que engloba todo o livro tanto externa quanto internamente e como eu amo detalhes nas páginas só posso dizer que amei esse design inovador.

Esse é o primeiro livro do Josh, mas devo dizer que para ser uma estreia ele escreve bem. Passando exatamente a sensação daquele clima de tensão, suspense e terror; de modo que você mesma se sente desse jeito.    
 

''Hoje você vai ter que abrir os olhos''
Concluindo: Sei que não é todo mundo que gosta desse tipo de gênero, eu mesma era uma que não gostava, mas resolvi experimentar porque a história do livro me deixou bem curiosa. Ao longo do livro você não se decepciona, mas é um livro em que você fica tensa e ansiosa o tempo todo, não consegue ter um minuto para parar e relaxar, então por isso você lê o livro bem rápido. Confesso que só o final me decepcionou um pouco, realmente me deixou muito revoltada, porque esperava mais, especialmente a resolução de certos mistérios do livro que tem um final mais aberto (Odeio esses finais </3 ) . 

Para aqueles amantes desse gênero posso dizer que irão gostar bastante do livro, pois ele tem uma história bem interessante e bem trabalhada. Para aqueles que ainda não se vêem lendo o gênero, tentem experimentar que vocês podem acabar gostando como eu ;)   


Siga o Blog:

Confira também

15 comentários

  1. Depois de ler Garota Exemplar eu só quero ler suspense e terror... Mentira kkkk ainda amo meus romances! Mas "Caixa de Pássaros" ainda está na minha lista sim. Fiquei curiosaaa!! Quero ler logo!

    Bjaooo
    http://01amordelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamy!
      Acredita que ainda não li Garota Exemplar? Quero muito!
      Espero que você goste de Caixa de Pássaros!
      Beijos!

      Excluir
    2. Achei Garota Exemplar muito bom mesmo. Falta ver o filme agora... Não sei se falta a coragem ou o quê kkk sempre acho que o filme traz uma carga emocional muito maior, por causa das imagens e claro a interpretação que conta muito né... Mas espero que você goste dele também!

      Bjoo

      Excluir
  2. Nunca li nada desse genero não.. E, sinceramente, a sinopse não tinha me agradado! Mas com essa resenha.. NOOOOOOOOOOOOSSA, esta indo nesse exato momento pra minha enorme listinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lai!
      haha Que bom que gostou! Espero que goste mais ainda da leitura!
      Beijos!

      Excluir
  3. Nunca tive muito interesse em livros de suspense e terror. Mas eu realmente fiquei curiosa com a história haha. Já vi diversas resenhas e opiniões sobre o livro e a maioria é muito boa. Adorei a resenha Becca!

    Beijos,
    http://heyeuamolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amo livros de suspense sério. Sou meio impaciente e quero saber logo o desenrolar da história kkkkkkk (curiosidade que me consome). Mesmo assim não resisto e sempre que posso leio algo do gênero. E esse livro menina, a tempos esta na minha lisitinha, e com mais essa sua resenha, assim não aguento ha, ha.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liih ♥
      Menina você está igual a mim! Sempre fico muito curiosa para saber o final daquele suspense e leio muito rápido!
      Espero que você leia e goste!
      Beijos ♥

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Indo para a listinha em 3, 2, 1... já havia escutado muita gente falando desse livro mas até então não sabia do que se tratava, mas nossa se somente a resenha me deixou curiosa quem dirá o livro rs nada contra o gênero desde que seja um bom livro, os que li gostei bastante, bjao Beca, ate a proxima

    ResponderExcluir
  7. Oi, Becca. Já tem muito tempo que tenho vontade de ler "Caixa de pássaros". Tenho visto comentários bem diversificados a respeito dele. Ouvi muitas pessoas falarem que esperavam mais. Só que ainda não desanimei. Hahaha Recentemente li "Psicose" ... Ele tem meio que um suspense. E foi meu primeiro livro nesse linha. Eu simplesmente adorei. Já quero fazer uma listinha de livros desse gênero! Hahaha se tiver algum outro para me indicar... Será ótimo. Caixa de pássaros" já está na minha wish. Hahaha Beijo, florzinha.

    Luana
    @psicoseliteraria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana ♥
      Se você gosta de thrillers psicologicos, você poderá gostar de Objetos Cortantes, Escuridão total sem estrelas, Dias Perfeitos e Tribunal das Almas.
      Espero ter ajudado!
      Um grande beijo! ♥

      Excluir
  8. Meus amigos vivem falando desse livro, eu acho que ainda não tenho coragem pra ler. kkk. Deixa eu nos meus romances clichês por enquanto.rs, mas quem sabe. Pareceu interessante depois de detalhado assim.

    ResponderExcluir
  9. Oi Thais.
    Eu ainda não li este livro (não sei motivo), mas eu qeuro ler.
    Preciso urgente deste livro, pode me dar de presente ouviu?
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, é muito bom, garanto que você vai gostar
      hehe Depende do preço do sedex, mas saiba que também estou aceitando presentes de natal adiantados, ok? -p
      Bjos

      Excluir