Onze Semanas por Ernani Lemos

10:20

Onze SemanasTítulo: Onze Semanas
Autor: Ernani Lemos
Editora: Chiado (recebido em parceria ♥)
Ano: 2015
Páginas: 248

Nota: 5/5 + Favorito

A relação de amor entre duas pessoas, seja de mãe e filho, seja de marido e mulher, é desmedida por padrão. No início a empolgação se esforça para esconder todos os defeitos e no fim o cansaço faz esquecer todas as qualidades. Não há relacionamento em que uma pessoa veja a outra com justiça. Se existe alguém com quem nunca somos generosos, é com quem amamos. Que acontecimento poderoso consegue afastar mãe e filha por quase toda a vida? E que tipo de força é capaz de reaproximá-las nas fronteiras da morte? Da cama de hospital onde vive seus últimos dias, Claudia dá início a uma jornada dolorosa pelas experiências que moldaram a história dela e da filha, Meg. A mãe terá que ser mais rápida do que a morte para convencer a jovem a dividir confissões de uma vida marcada por um trauma. Manter-se viva e reviver a memória serão os desafios de Claudia para mudar o mundo das pessoas que mais ama. Com uma dose de mistério que fatalmente leva os olhos à próxima página, Onze Semanas é uma viagem de sensações viscerais que conduz o leitor inúmeras vezes, sem que ele perceba, ao papel dos personagens.



 

Eu sofro de um mal terrível. Quanto mais gosto do livro mais dificuldade tenho de colocar em palavras tudo o que quero.
Ernani escreveu tão bem Onze Semanas que me fez questionar se este era realmente o seu livro de estreia.


Meg é uma mulher independente. Aprendeu a ser assim. Tudo o que ela sabe é que foi rejeitada pela mãe desde pequena, enquanto Eric, seu irmão, sempre teve o carinho necessário. Quando tinha apenas três anos, sua mãe a deu para uma tia chamada Sandra. Toda a sua infância foi marcada por tristezas e desgostos em relação a mãe.
Quando teve oportunidade não pensou duas vezes, foi morar com a família de seu pai, já que o mesmo, morreu fatalmente em um acidente de trânsito.

 ''Esse é um dos problemas do mundo. A gente quase nunca é capaz de saber como os outros vão se sentir. E, geralmente, ninguém se importa tanto.''

Agora Claudia está com câncer, estágio bem avançado. E quer desesperadamente saber mais sobre sua filha, ela quer contar toda a verdade e no mínimo, ter uma morte em paz, sem toda angústia que sofreu na maior parte da vida.

 ''Pense na coisa mais antiga que você é capaz de se lembrar... Se for um pensamento triste, vem daí esse vazio que te assusta agora.''

Revelações, segredos, problemas. Acho que isso resume bem todo o livro. Ernani soube mesclar perfeitamente todas essas coisas, causando exatamente o efeito esperado.
Toda a relação entre Claudia e Meg, a maneira como nada foi forçado e sim ocorrido como necessário, fez com que o livro entrasse com maestria em um dos meus preferidos.
Um livro triste, sim. Mas que trata sobre recomeços e segundas chances.

 ''Existe entre as pessoas uma escravidão de culpa. Após anos de ameaças e chibatadas invisíveis, que só machucam por dentro, muitos de nós se acostumam a carregar a culpa dos outros.''

Porém, enquanto conhecíamos o lado triste da história de Meg e Claudia, de outro um romance era desenvolvido entre Meg e John.
John era totalmente sarcástico! Considero ser impossível finalizar a leitura deste livro sem ter boas risadas e principalmente, lembranças. Sejam elas boas ou ruins.


Sabe quando termina um livro e aquela sensação de ''O que fazer agora?'' Foi assim que fiquei. Entrei em desespero com o final, mas depois, entendi tudo. Era assim que tinha que ser e assim foi feito. 
Queria de verdade que todos tivessem a oportunidade de realizar esta leitura. Embora um livro que aparentemente pareça simples, todos os detalhes e a narrativa fizeram com que se tornasse uma história inesquecível.

Confira também

4 comentários

  1. Oie,
    Eu não conhecia o livro, mas gostei muito da dica, parece ser um ótima leitura.
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, parece ser um daqueles dramas recheados de emoções, gosto de livros assim, e gostei de saber que a autora conseguiu mesclar o drama do relacionamento da família com a comédia na medida certa com o romance. Gostei muito da sua resenha, deixou com aquela curiosidade pela leitura.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia o livro, Mas adorei as dicas que você deu, e fiquei com uma vontade enorme de ler o livro.

    Amei a resenha. Beijos '-'
    http://www.febredelivro.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Becca.
    Gostei bastante da temática do livro.
    Parece uma obra triste, cheia de drama, revelações, segredos e problemas, como você disse.
    Essas questões familiares muitas vezes são muito complicadas.
    Ainda tem o romance e a parte divertida.
    Sua resenha ficou muito boa. Fiquei com vontade de ler o livro e coloquei na lista de desejos.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir