Antes de Dormir por S. J. Watson

15:23

Antes de DormirTítulo: Antes de Dormir
Autor: S. J. Watson
Editora: Galera Record
Ano: 2012
Páginas: 400

Nota: 5/5 + Favorito

Christine acorda numa cama estranha, ao lado de um homem com uma grossa aliança no dedo. Sua primeira reação é imaginar que na balada tenha se envolvido com um homem casado. Enquanto tenta se lembrar com esforço da noite anterior, entre pudores de ser descoberta pela esposa traída, ela finalmente se olha no espelho. E não reconhece o reflexo. Pelo menos vinte anos mais velho do que esperava encontrar. É então que o homem lhe revela algo perturbador: todos os dias, suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. O estranho, seu marido Ben, é obrigado a recontar a vida deles todas as manhãs. Encorajada por seu médico, ela começa um diário para ajudá-la a recompor as memórias dia após dia. Certa manhã, ela o abre e se depara com quatro assustadoras palavras: “Não confie em Ben”. E ela passa a se perguntar... Que acidente a fez ficar assim? Em quem ela pode confiar?

 

Quanto mais gosto de um livro, mais difícil fica resenhá-lo. Antes de Dormir me surpreendeu bastante. Primeiro porque não aguardava que fosse tudo o que imaginei e segundo porque o livro demorou para que pudesse me prender. Por diversas vezes pensei em abandoná-lo. Não consigo deixar de ficar feliz por não ter feito isso.

Christine todos os dias acorda sem nenhuma recordação dos dias anteriores. Fica totalmente perdida sobre o que houve e principalmente, sobre quem ela é. Todos os dias ela descobre que tem um marido, que não é mais uma jovem e que está quase chegando na casa dos 50 anos.

Mas é quando começa a escrever um diário para que possa tentar se lembrar das coisas que aconteceram nos dias anteriores, que ela começa a perceber que tem algo de estranho acontecendo e pessoas que estão mentindo para ela.

 ''Pode haver muitas coisas me aguardando para me ferir. Coisas sobre as quais jamais sonhei.''

 Este livro foi uma das maiores surpresas pra mim. Geralmente não sou de sair da minha zona de conforto e abandonar meus romances para ler livros com gêneros mais pesados. Mas, depois de ver tantas recomendações sobre ele, foi impossível não começar a ler. Meu único problema com ele, foi que a leitura chega a ser um pouco arrastada nas primeiras 200 páginas. Não é um livro que te envolve no início, já que por diversas vezes havia pensado em desistir. Mas claramente, toda a reviravolta do final, fez com que o livro entrasse na minha lista de favoritos do ano.

 ''Não consigo enfrentar isso. Isso não é vida, é apenas uma existência, saltar de um momento para outro sem ter ideia do passado, sem planos para o futuro.''

O mais instigante na leitura, foi querer sempre saber quem era o errado. Ben ou Dr. Nash. Fiz várias teorias e testei argumentos contra cada um. Tentei até mesmo colocar outros personagens na linha dos culpados. Mas uma coisa te garanto, você nunca vai esperar pelo que acontece. Não adianta fazer planos e gastar o tempo pensando. Watson, escreveu o livro com tamanha maestria que me fez questionar se era realmente um livro de estreia.
Leitura mais que recomendada para todos! Leiam e se surpreendam!

Confira também

11 comentários

  1. Olá Becca,
    Eu também adoro romances e e saio da minha zona de conforto, com isso acabei descobrindo que gosto de fantasia.
    Mas voltando ao assunto do livro, adorei a sua resenha. Eu não conhecia esse livro, mas parece que ter um enredo bem bacana. Super me interessei e vou anotar para ler.
    Beijos.

    Leitura de Lua

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Nossa, eu não sabia que essa historia tem livro :O
    Eu assisti a adaptação e gostei bastante, da história em si eu digo. Fiquei com vontade de ler agora. Beijos
    Estilhaçando LivrosCantar em Verso

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, como vai? Primeiramente quero falar que gostei bastante da capa do livro esse olhar me chamou bem a minha atenção, em seguida quando li gostei mais ainda da história.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Becca!!

    Eu tb tenho dificuldade de sair dos meus romances e me arriscar em leituras mais pesadas, mas vou anotar a dica pq é sempre bom fazer esse exercício de sair da zona de conforto!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi
    parece ser uma obra bem interessante e envolvente, nossa que ruim acordar todos os dias e não saber quem é, parece ser um livro para se ler com muita atenção.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu adoro tramas mais pesadas e este livro está na minha lista faz um bom tempo, quero ler e ver a adaptação para os cinemas.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Cheguei a assistir a adaptação dessa obra e gostei, apesar de ter achado bem arrastado. Que bom que você curtiu a leitura, as vezes faz bem mesmo criar coragem e sair da zona de conforto, também tenho dificuldade com isso hahaha ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro e fiquei bem interessada em saber o que acontece, gostei muito da sua resenha e fico feliz por não ter desistido da leitura, pois sua dica me chamou minha atenção e já adicionei o livro como desejado!

    Ah, te indiquei em uma TAG lá no blog, depois dá uma passadinha lá!
    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  9. Oi Becca!
    Adorei sua resenha,bom eu não conhecia este livro, e sua resenha fez meu interesse despertar totalmente, fiquei até curiosa sobre ele, parabéns.
    Abraços; http://febredelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ei, Becca! Amei a resenha! Estava mesmo procurando alguma opinião sobre esse livro. Vi ele na biblioteca de onde estudava e fiquei super curiosa. Vou adicionar na lista :D
    Beijos!! ♥

    minhasecretapoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo bem? Já ouvi falar bastante desse livro, mas não sei se o leria agora!
    Bjss, venha conhecer mais uma Poeta do Projeto Poetas Urbanos (meio atrasadinho a divulgação, mas vale a pena conferir! ;) seguindo, segue o RT também? http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/09/projeto-poetas-urbanos-naan-angel.html

    ResponderExcluir