Eu estive aqui por Gayle Forman

10:50

Eu Estive AquiTítulo: Eu estive aqui
Autor: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Páginas: 240

Nota: 4/5

Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. 



Este foi o meu primeiro contato com a autora e surpreendentemente concluí a leitura em poucas horas. Não conseguia largar o livro por nada! Comecei sem saber absolutamente nada a respeito, arrisquei e me joguei totalmente na historia. Não me arrependi da leitura, mas com certeza esperava mais, já que Gayle Forman é uma autora super reconhecida e muito elogiada pelos leitores.
 ''E, depois de tudo, o desespero que ela deixou para trás deve ser respeitado e sentido, mesmo por aqueles que talvez nem a conhecessem.''

Este livro vai nos falar a respeito da vida e morte de Meg. Uma jovem moça que tomou a decisão de morrer. Ela envia um e-mail para a melhor amiga Cody, para seus pais e aos policiais encaminhando exatamente tudo, desde o endereço onde estava à qual veneno tomara para morrer.
O choque é inevitável, Cody não tinha a menor ideia de que sua amiga iria tomar uma decisão tão importante como essa. Mas por que Meg não contara que estava planejando se matar? Ela era sua melhor amiga e mesmo assim não sabia de nada!

 ''Ela não me contou que achava a vida um sofrimento insuportável. Eu não fazia a menor ideia.''

Só quando os pais de Meg pedem que sua amiga vá até o campus da faculdade em que estava para recolher seus pertences, que Cody começa a perceber que algo estava errado. E é pesquisando e entrando cada vez mais fundo nesta história que ela pensa que talvez sua morte não tenha sido algo tão 'simples' assim.

E como eu sempre levo o troféu trouxa da vez, na minha mente estava nítido que um thriller estaria por vir. Fiquei me remoendo por dentro e como o suspense só aumentava, todas as minhas fichas estavam apostando em algo que desde o começo eu sabia que não seria. E aliás, ponto super positivo para o suspense. Foi o grande responsável por me fazer madrugar para conseguir terminar esta história instigante e intensa.

 ''Mas como posso sentir falta de algo que nunca tive de verdade?''

Cody vai conhecendo os amigos de Meg, suas paqueras antigas e cada vez mas a certeza aumenta de que alguma coisa estava errada naquela história. E com todo suspense, é claro que muitas revelações seriam feitas. E a amiga, sempre fiel, vai em busca de todas as suas respostas para tentar entender tudo o que Meg passou e principalmente, o por quê.

Minha curiosidade só foi aumentando de acordo com os sentimentos da protagonista. Me senti muito próxima de Cody e todas as suas emoções eram transferidas para mim também. Sem comentar que a escrita de Gayle com tanta objetividade só me fazia querer acabar com tudo aquilo o mais rápido possível. Se pudesse resumir todo o livro em poucas palavras seriam Intenso, perturbador e intrigante.

 ''Qualquer coisa que mate a esperança é pecaminosa''

Porém, como nem tudo são flores, a autora colocou um romance ali no meio que para mim perdeu totalmente o sentido. Os personagens não tinham a menor química e não conseguia sentir verdade em suas palavras sendo que na hora da realidade, as atitudes eram bem diferentes. Tudo era um contraposto total.

Além disso, não gostei de como a autora finalizou a história sem deixar algumas explicações que ficaram rodeando na minha cabeça. Desde o inicio nos é deixado bem claro que a mãe -Tricia -, e Cody tinham um relacionamento complicado. Mas já na hora de finalizar a leitura, era de se esperar que se fosse para ter uma mudança repentina que tudo tivesse pelo menos uma explicação lógica, o que de fato, não teve.

Sempre gostei de ver a mudança nos personagens e como toda a trama os tornam mais fortes e senti uma falta absurda disto neste livro. A autora mudou completamente algumas coisas deixando um buraco enorme na trama. Eu entendi que a autora queria passar uma mensagem positiva no final, mas sem ter caminhado, construído tudo fica difícil né cara amiga Gayle?
 ''Como pode acreditar que alguém é a pessoa mais bonita, incrível e simplesmente a criatura mais mágica que já conheceu, quando, no fim das contas, ela estava sofrendo tanto que precisou beber um veneno que rouba o oxigênio das células até o coração não ter outra escolha senão parar de bater?''

Eu gostei do livro, apesar de todos os pontos negativos. No final, ainda tínhamos uma nota da autora que dizia mais a respeito de suicídio e onde achou inspiração para escrever, o que foi bem interessante poder saber mais a respeito de como o suicídio é um assunto importante e que as pessoas precisam de ajuda e apoio da família e profissionais antes de tomarem uma atitude como esta.

✿ O livro ganhou os direitos para uma adaptação. Então podemos esperar por um filme em breve!

Desafio Literário: 9- Um livro que você termine em um dia. 

Confira também

2 comentários

  1. Olá Becca, tudo bem?
    Gosto muito da Gayle também, mas ainda não li esse livro.
    Devo admitir que não me chamou muita atenção, mas penso em lê-lo depois.
    Amei a resenha.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Esse livro da Gayle ainda não li, sou apaixonada por ela e super fã da maneira que ela escreve.
    Leia também 'Se eu ficar' e 'Apenas um dia' são duas duologias lindas .!

    ResponderExcluir