{RESENHA} Traços - Eduardo Cilto

16:44

TraçosTítulo: Traços
Autor: Eduardo Cilto
Editora: Outro Planeta
Ano: 2016
Páginas: 272

Nota: 5/5
Quando Matheus aceitou acompanhar Beatriz na festa do colégio, jamais imaginou que terminaria a noite participando de um ritual místico (de veracidade duvidosa) para saber o que o futuro reservava para ele e a amiga. Assim que as velas que os cercavam se apagam e uma resposta esquisita encerra a cerimônia, Beatriz leva o resultado a sério e entende que deve fugir da cidade pequena para se encontrar com seu destino nas ruas da capital de São Paulo. Perdido no meio de tudo, Matheus é obrigado a repensar o que considera certo ou errado quando é convidado para participar do plano maluco de fuga e decide que precisa passar por cima dos limites impostos pelos pais para finalmente ser capaz de entender quem realmente é. Os dois amigos partem sozinhos para São Paulo e carregam consigo não somente as malas nas costas, mas também o peso de todos os problemas que achavam que estavam deixando para trás. Sem ter ideia do que estão enfrentando, Matheus e Beatriz descobrem mais sobre si mesmos, criam, quebram laços e encaram desafios que jamais pensaram que confrontariam enquanto contavam as moedas para realizar esse grande plano que iria mudar suas vidas para sempre.
Em seu livro de estréia, Eduardo Cilto nos traz muito mais do que o esperado. Um livro surpreendente e com personagens marcantes. Traços irá te prender e será quase impossível largar o livro sem ter chegado ao fim.
 ''Certas pessoas subestimam o que sentimos baseando nossos sentimentos em questões que colocam para si mesmas; criam um padrão inexistente e só consideram válido aquilo que se encaixa em suas tabelas imaginárias, porque é muito mais fácil julgar um sentimento do que tentar entendê-lo.'' 

Embora Matheus não goste muito da ideia de sair, ele aceitou acompanhar Beatriz, sua melhor amiga, em uma festa do colégio. Mas, ao contrário do que imaginava, os dois foram para um ritual místico e é exatamente ali que o destino deles foi traçado. Em meio a confusões, brigas e desentendimentos familiares, eles decidem fugir para São Paulo e ir em busca do sonho de sua amiga.


Outro ponto positivo que foi possível reconhecer durante a leitura, foi ver a maneira simples e discreta que Eduardo tratou assuntos tabus como a sociedade machista atual, preconceitos e homofobia. Em cada ponto da leitura, acompanhávamos esses assuntos de uma maneira tão leve que me sentia impactada e chocada com os acontecimentos. 
 ''Mal posso imaginar como deve ser para elas ter que tomar tanto cuidado com o que vestem ou como agem apenas porque certos homens não foram ensinados a valorizar e respeitar uma mulher.''

A leitura de Traços só veio para me acrescentar. Foi notório o desenvolvimento que os personagens, principalmente o Matheus teve. O livro vai muito além de questões tabus, Traços tem todo um mistério cercando a leitura, que dá uma certa aflição para sabermos logo o que está acontecendo. Consequentemente, a leitura se desenvolve de maneira rápida, embora isto de maneira nenhuma traga pontos negativos para a trama.

E traços além de ter sido muito bem escrito, está com uma edição encantadora, a editora realmente acertou em cheio tudo. Cada detalhe do livro foi fundamental. O título que depois, carregados de significados; a amizade, os assuntos propostos, o mistério, as reviravoltas, tudo isso contribuiu para que embora seja minha primeira leitura do ano, eu tenha a certeza de que estará entre os favoritos.

Confira também

25 comentários

  1. Adoro livros que discutem temas tabus. Não conhecia a obra e anotei a dica *_*

    Sem falar que essa capa é linda, né?

    ResponderExcluir
  2. Que livro, e que premissa diferente. Não acho que tenha lido um livro de romance com esses assuntos abordados, mas amei e fiquei bem curiosa a respeito. Amei a resenha deu muita vontade de ler e conhecer mais a historia.

    Bjus**
    http://imagine-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ah, esse é um livro que está na minha lista desde que foi lançado! Quero muito ter a oportunidade de o ler e espero conseguir esse ano! Adorei a sua resenha, me falou um pouco mais sobre e me deixou bem mais ansiosa para conhecer por mim mesma.

    Abraços,
    https://literaleitura2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina, quero saber as aventuras que os dois irão vivenciar, os problemas que o fizeram a pensar e agir de modo largando tudo, dica anotada e adorei saber a sua opinião.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas o fato dele ir além dos tabus de forma fluida e bem escrita. Que bom que tenha sido tão bom para se tornar um dos favoritos do ano que está começando, que 2018 seja repleto de leituras assim. Dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu já estava com vontade de comprar esse livro, agora estou com mais ainda. Não vejo a hora de conferir a história.

    Beijinhos,
    https://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia o livro, mas parece ser uma boa leitura e com temas que precisam ser cada vez mais abordados. Dica anotada e espero poder ler a obra.

    ResponderExcluir
  8. Oieee. Vi a obra em uma livraria e achei maravilhoso a edição, gostaria muito de ler e sua resenha me despertou mais ainda a curiosidade.

    ResponderExcluir
  9. Oiii Becca

    Acredita que vi esse livro em uma livraria e nem dei bola? Não sabia de que se tratava e como nunca tinha lido resenha dele fiquei receosa. Perdi a oportunidade porque ainda por cima estava em bom preço. Enfim, fico muito feliz de saber que a história grada, está bem escrita e cuidada pelo autor. Ótima dica de leitura.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!
      Que pena! Espero que ainda tenha outras oportunidades para ler e que goste bastante!

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Embora seja um livro que eu não tenho vontade de ler, acho bem legal que o autor trabalhou temas importantes!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Livros com mistérios e revoltas são tudo de bom, né?! Já tinha visto este livro antes, mas pela capa achei que se tratava de apenas um romance... Fiquei curiosa pra ler a obra depois da tua resenha!

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Olá, pela sua resenha já fiquei curiosa para ler Traços. Bom saber que a história foi tão bem desenvolvida. A premissa é super interessante.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Eu já tinha lido outras resenhas de "Traços", parece ser um livro bem interessante e achei legal que a história foi bem construída, bem desenvolvida! Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá! O título do livro não me é estranho. Gostei muito da sua resenha, o que ela me transmitiu e o que se destacou pra vc. Parece uma história bem envolvente. Gostei muito da dica!
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito de pegar uma leitura que contenha assuntos tão atuais como os que foram citados na resenha. Eu já tinha visto o livro, mas não sabia muito bem do que se tratava.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não sei leria no momento, mas gosto de saber que a leitura foi agradável e que teve algum diferencial para ti e que os personagens também mostraram um engrandecimento ao longo da narrativa.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  17. 'sociedade machista atual, preconceitos e homofobia' só isso já é suficiente para eu ler, essa capa bem trabalhada e sua resenha também foram pontos positivos para mim. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu adoro quando o livro tem mistério e é possível perceber o amadurecimento dos personagens. Já vi algumas resenhas deste livro, sempre positivas, por isso, vou acrescentá-lo na minha lista de desejos para tirar minhas próprias conclusões. Espero gostar tanto quanto você.
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Esse livro está na minha lista de próximas leituras já faz tempinho. Preciso ler o mais rápido possível. Adorei sua resenha, parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir