Entrevista LRDO

23:10

Olá leitores!
Um dos livros que está sendo sorteado neste Top Comentarista é o Primeiras Impressões da escritora Laís. 
Então novamente eu vim deixar vocês bastante curiosos a respeito do sorteio. Então vamos conhecer mais da autora?

Oi Laís, primeiramente muito obrigada por ceder um tempinho com o blog. Você sempre escreveu? E se sim, quando surgiu a ideia de publicar o seu primeiro livro?

Agradeço a vocês pelo convite e carinho. Sempre tive grande paixão pela leitura, hábito que adquiri muito pequena, graças à insistência de meus pais. Durante a infância, rabiscava alguns poemas, mas somente comecei a escrever com disciplina alguns anos atrás, quando criei meu blog de cinema, o LRDO. Desde então, a escrita, assim, como a leitura, se tornou uma grande paixão.
A publicação do "Primeiras Impressões" foi quase acidental. Eu já havia escrito outro livro, sobre um futuro distópico, mas não tinha coragem de lançá-lo. Quando comecei a adaptar "Orgulho e Preconceito", fui enviando meus textos a duas outras fãs de Jane Austen, minha mãe e minha irmã. Foram elas que mais me incentivaram a publicá-lo. Felizmente, tive o bom senso de escutá-las. Foi uma das melhores decisões que já tomei.

Uma grande dificuldade no mercado brasileiro é ser escritor. Muitos leitores ainda tem certo preconceito com a literatura brasileira, o que você acha sobre isto? Você acha que por ter tanto preconceito, a pressão de escrever um livro que seja realmente bom e que venha agradar ao público seja maior?

Acredito que os autores nacionais sofrem dois preconceitos no nosso mercado: o dos leitores, que de fato dão preferência aos best-sellers internacionais, como você mesma mencionou; mas antes disso sofremos o preconceito das próprias editoras, as quais raramente dão espaço à publicação de escritores brasileiros, especialmente aqueles iniciantes. 

Quando li Orgulho e Preconceito pela primeira vez, senti que era um livro com uma escrita um tanto complicada e que exigiria um pouco mais de tempo. Peguei Primeiras Impressões, achando que o livro seria com uma escrita parecida. E o que achei foi totalmente o contrário, um livro leve e com uma escrita totalmente prazerosa. Quanto tempo você demorou para escrever o seu livro?

Como tenho um trabalho que exige muita dedicação de minha parte, somente consigo escrever nos finais de semana. Por conta disso, levei quase um ano para terminar o "Primeiras Impressões". E foram outros quatro meses revisando-o para poder lançar a segunda edição. Porém, o esforço mais do que vale a pena, especialmente quando as exigentes fãs de Jane Austen elogiam o resultado! Não há nada mais gratificante para um autor do que saber que sua obra está sendo apreciada pelo público-alvo. É realmente emocionante. 


Acho que um problema de todo leitor que sonha em escrever um livro é começá-lo e ter receio de terminar por julgar nem ser tão bom assim. Qual sua dica para todos nós?

Fazer tudo com dedicação, carinho e principalmente, muita paixão. Não devemos escrever para sermos reconhecidos, pois nem sequer sabemos se nossa obra será lida. Devemos escrever pelo simples fato que amamos fazê-lo. 

Uma grande dificuldade além de escrever o livro é a publicação. Podemos citar vários exemplos de pessoas que escreveram seus livros, porém não teve a oportunidade de pública-lo. Como foi sua experiência com a publicação do livro e os primeiros contatos com a Editora Kíron?


Tenho algumas amigas autoras, tanto estreantes quanto experientes. Ao conversar com elas, ficou bem claro que uma grande dificuldade é receber resposta de editoras para as quais manuscritos são enviados. E, mesmo nos casos em que alguma editora se mostra interessada em publicar, o processo é longo e até mesmo traumático. Portanto, decidi publicar de forma independente, para não perder o ânimo. 

Para o primeiro livro, creio que foi a melhor escolha para mim, pois há muito mais flexibilidade e autonomia por parte do autor. Por outro lado, há também as dificuldades de uma editora pequena (como distribuição e divulgação), mas acho que são obstáculos que podem ser, aos poucos, superados. O principal é o autor sentir-se confortável com a escolha, não usado. Ele deve ver a editora como parceira, não como adversária.

Considero Primeiras Impressões, um dos melhores livros que já li. Você pretende se inspirar nas outras obras de Jane Austen? 

Jane Austen escreve sobre temas sem prazo de validade. Suas obras são, ao mesmo tempo, parte de um contexto específico de uma região limitada, e incrivelmente atuais. Pretendo adaptar pelo menos outras três obras suas. Inclusive, já estou escrevendo o próximo romance inspirado em... Surpresa! Além disso, em maio, lancei um conto na antologia "De Repente, Nós", da Andross. Chama-se "O Reencontro", e é inspirado em "Persuasão".

Já que o assunto se tornou Jane Austen, como você chegou até as obras dela? E além de Orgulho e Preconceito, qual outro livro dela te chama mais atenção entre os seus queridinhos?

Nossa, difícil dizer. Meu segundo favorito é, sem dúvida, "Persuasão". Também adoro "Emma". Um fato interessante é que eu não era muito fã do Northanger Abbey, ou a Abadia de Northanger. Até assistir ao filme produzido pela BBC. Fiquei tão encantada com os atores protagonistas que decidir reler o livro. E, agora, ele também é um dos meus favoritos!


Acho que todo escritor é também um grande leitor. Além das obras de Jane Austen, quais são seus livros e gêneros favoritos? E quais são aqueles de que você não gosta?


Como é óbvio, adoro romances clássicos do século XIX. Na realidade, adoro livros românticos. Ponto. Também sou viciada em ficção científica e futuro distópico. Se uma obra tiver elementos de ambos os gêneros fica perfeito.  Dentro dessa temática, tenho vários "queridinhos", como "1984", "Adorável mundo novo", "Jogos Vorazes", "O Caçador de Andróides". Igualmente, sou fanática pelo gênero fantasia, seja adulto ou infanto-juvenil, em mundos modernos ou no estilo mais medieval, desde "Harry Potter" a "Senhor dos Anéis". 

Sobre os gêneros de que não gosto fica um pouco mais difícil. Então prefiro falar de um gênero que não me atrai muito: o erótico. É raro um livro "hot", como Cinquenta Tons de Cinza, me deixar curiosa. No entanto, gosto de romances com algumas ceninhas picantes, desde que não sejam muito explícitas, como é o caso da série "Os Bridgertons", da Julia Quinn, que junta elementos interessantes, como romance de época, toques de comédia e umas passagens mais quentes... 

Você acha que a sua vida mudou desde que você escreveu Primeiras Impressões? O que mais te marcou daquela época até hoje?

Acho que minhas prioridades  mudaram bastante. Antes, por exemplo, não me preocupava tanto com redes sociais, fundamentais para a divulgação do livro. Porém, o que mais me marcou (e ainda me surpreende) é o carinho e receptividade que tenho recebido de blogueiros e outros autores. Esse apoio mútuo é fundamental para nos manter animados para escrever muitas outras obras!

Você tem algum tipo de relacionamento amoroso? Se não, você encontra apoio para escrever pela sua família?

Sou casada há três anos. Inclusive, é uma história bem legal. Nós namoramos durante alguns anos, separamo-nos, passamos outros anos sem nos vermos, voltamos a namorar e nos casamos. Hoje, não consigo imaginar minha vida sem ele, e sempre que releio "Persuasão", é como se estivesse lendo sobre nossa história, só que dois séculos antes... Meu marido me apoia e me anima diariamente, sempre me ajuda e tenta, ao máximo, deixar tudo em ordem em casa para que eu possa escrever. Como pedir mais?

Com certeza você já ouviu várias pessoas criticarem de forma positiva ou negativa o seu livro. Em algum momento você pensou em desistir?

Felizmente, não. A maior parte das críticas (e digo, quase cem por cento) são super positivas e visam me ajudar como escritora. Portanto, elas são super bem-vindas, e sempre incentivo as pessoas (especialmente as blogueiras, que têm muita experiência no mundo literário) a me dizerem o que mais gostaram no livro e o que pode melhorar. E as respostas têm me ajudado demais. 

O que mais te dá força de vontade para continuar a escrever?


 A paixão pela escrita (que, assim como a leitura, já se tornou um vício delicioso, algo que faz parte de mim) e o carinho e apoio que tenho recebido do meu marido, da família e dos leitores.

Super fofa né gente? Ansiosos pelo sorteio? 

Confira também

8 comentários

  1. Oi Becca! Adorei a entrevista, as perguntas e as respostas foram muito bem elaboradas. Estou muito ansiosa pelo sorteio e curiosa para conhecer a escrita dela!
    Beijos,
    http://heyeuamolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Que bom que gostou! Fico feliz em saber. Espero que leia assim mesmo e se divirta!
      Beijos.

      Excluir
  2. É realmente mto triste que as editoras nacionais não valorizem o trabalho dos escritores brasileiros, felizmente existem escritores determinados que estão encontrando e demonstrando que merecem seu espaço no mercado literário, mto sucesso à Lais, aah parênteses no assunto, doida pra ler "os bridgertons" haha bjaao

    ResponderExcluir
  3. É realmente mto triste que as editoras nacionais não valorizem o trabalho dos escritores brasileiros, felizmente existem escritores determinados que estão encontrando e demonstrando que merecem seu espaço no mercado literário, mto sucesso à Lais, aah parênteses no assunto, doida pra ler "os bridgertons" haha bjaao

    ResponderExcluir
  4. Bota fofa nisso cara. Se eu já estava louca pra ler o livro dela, dirá agora. Amei ainda mais que ela não dá aquelas respostas que parece prontas. Você já percebeu que muitos autores fazem isso?!

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  5. Arraso de entrevista. É tão bom reconhecer essa paixão pela escrita nesses autores. Isso que nos torna cada vez mais próximos. Eu sonho um dia poder escrever minha própria história e exemplos assim servem de inspiração.

    ResponderExcluir
  6. Oi Becca!
    Ta podendo com tanta entrevista boa em! Eu não conhecia esta autora, mas se eu ganhar o top, pretendo conhecer a escrita dela e saber se ela é tão boa quanto vc diz.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. É uma pena que muitos escritores brasileiros não tenham tanta liberdade como os estrangeiros. Um escritor que eu gosto e admiro bastante é o André Vianco :D
    Ainda não conheço a Laís, mas tenho certeza que ela fará muito sucesso! E amei em saber que 'Primeiras Impressões' é uma adaptação feita por ela mesma. Quero também! rs

    www.ameniinadabolha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir