O diário de Suzana para Nicolas por James Patterson

10:06


O Diário de Suzana para Nicolas
Título: O diário de Suzana para Nicolas
Autora: James Patterson
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Páginas: 224
Nota: 5/5 + Favorito

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente.
Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.
Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas.
Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.
O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.



Um livro completamente envolvente. Não poderia começar de outra forma. No inicio do livro nos é trazido uma pequena informação: Matt Harrison acabou com todo o relacionamento que tinha com Katie. Repentinamente e sem motivos. Claro, não sobrou dúvidas, pelo menos não para Katie, que ele a tinha traído.

''O que ela pensava de Matt agora? Poderia algum dia perdoá-lo? Não tinha certeza. Mas finalmente compreendia um pouco do que havia acontecido.''

Katie era completamente apaixonada por ele. Ela ficou arrasada com tudo isto, mas aos poucos ela começou a se lembrar que Matt nunca tinha falado nada a respeito do seu passado. Que em todas e poucos as vezes que o tinha pressionado, ele havia reagido com raiva ou tristeza.
Ela não tinha mais dúvidas sobre o que tinha acontecido. Até o dia em que recebe o diário. O diário de Suzana para Nicolas, o filho de Matt e Suzana.

Depois de um longo e extensivo dia de trabalho ela chega em casa e tem uma grande surpresa, ela encontra o diário com o seguinte bilhete:
''Querida Katie,                                                                                                                                                                   nada do que eu dissesse ou fizesse poderia chegar perto de expressar o que estou sentindo. Foi tudo culpa minha.  Assumo toda a responsabilidade. Sinto muito pelo que permiti que acontecesse entre nós. Você é perfeita, maravilha, linda. Não foi você. Fui eu. Talvez este diário explique as coisas melhor do que eu jamais conseguiria. Se puder, leia-o. É sobre minha mulher, meu filho e eu. Preciso avisá-la, porém, de que algumas partes provavelmente serão difíceis de suportar. Nunca planejei me apaixonar por você, mas me apaixonei.                                                                                                                                                                      Matt.''

Se eu tentar contar mais coisas, vocês receberão spoiler. Esta é com toda certeza uma das resenhas mais difíceis que eu estou fazendo. É meio difícil com palavras dizer, uma história que me emocionou logo nas primeiras páginas. E eu espero que vocês sintam isto e que leiam, de verdade.
O que será que vai acontecer agora? Revelações surpreendentes estão neste diário, que te faz não querer largar o livro até acabá-lo.

''Não se vive para sempre. Aproveite cada momento.''

Os personagens são emocionantes. Por se tratar de um diário, eu me envolvi muito com a Suzana. Eu senti suas dores, amei seus amores e me encolhi quando revelações eram drasticamente reveladas.
Quanto a Katie, nas primeiras dez páginas eu sentia uma descrença muito grande por ela. Imaginava que o livro era de uma forma e acabei achando que ela era a pessoa ruim do pedaço.
Aos poucos meu coração foi se apertando e senti uma compaixão enorme. Durante a história eu me perguntava se aquela história poderia ser real.
Eu me senti íntima com a história, como se eu mesma pudesse estar escrevendo-a. Eu estava tão próxima da história e dos personagens que era impossível não me emocionar com o enredo. 
Incrível, intenso e forte, acho que isto resumi bem o livro.

''Quem é esse cara? E por que estou me permitindo sentir o que estou sentindo?'' 

A capa de início tinha achado muito feia, mas depois de ter lido o livro, vi como era totalmente condizente com a história.
A escrita do James Patterson é perfeita. Sem erros. Realmente impecável. Durante a leitura do livro eu cheguei a pensar: Caraca, eu nunca vou ser uma escritora.
Como dizer de um livro que nas 20 primeiras páginas eu já sabia que se tornaria inesquecível?
Apenas tenho uma coisa a dizer: Leiam este livro. É maravilhoso.

''Se eu não tiver mais nada, já terei tudo.''

Eu acho que nunca vou me esquecer desta história. É tão emocionante, tocante e envolvente que não dá para explicar ao certo.
Eu quero poupar vocês ao máximo para que assim se surpreendam igual a mim. Eu comecei a ler o livro ontem às nove horas da noite e às onze e meia eu já tinha acabado.
Eu não sabia sobre o que se tratava a história. Mas vi que era um livro bem pequeno e comecei a ler sem dar nada pelo livro. Foi uma bela surpresa.

Confira também

10 comentários

  1. Oi Becca! A resenha me deixou muito curiosa para ler o livro! Já entrou na minha wishlist, não sei por que , mas a capa me lembrou os livros do Nicolas Sparks! Adorei o post!
    beijos
    http://heyeuamolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Curiosidade define, a capa também me lembrou do Nicholas Sparks kkk entrou pra listando também *----*

    ResponderExcluir
  3. Gostei Rebecca! Nunca li nada do James Patterson, mas tenho um aqui dele que é de suspense... Mas eu como amante de romances, gostei mais desse ai kkkkkk Coloquei na minha "listinha" já.

    Beijoo

    ResponderExcluir
  4. Não sei porque, mas simplesmente AMEI essa capa <3 simples, mas achei tão linda! E essa sinopse? A-M-E-I também u.u Ja ta na minha listinha..

    ResponderExcluir
  5. Este livro parece ser perfeito! Como você disse, rápido e leve.

    ResponderExcluir
  6. Acho que acabo de acrescentar mais um lindo à minha crescente e incontrolável lista de desejados..
    E que papo é esse de achar que nunca vai ser uma escritora senhorita Rebecca?
    Você já é uma escritora meu beeem.

    ResponderExcluir
  7. Ai caramba cara. Eu já queria ler esse livro só por causa do escritor então tinha nem ideia do que a história retratava. Imaginava que era algo sei lá, tipo diário de um ex amor pra ele. E nunca que era da ex mulher, acho pra ela. Agora estou aqui morrendo de agonia pra ler.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  8. Este livro parece ser perfeeeeito! Quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Becca, que resenha mais apaixonada, rs.
    Estou na metade do livro e completamente apaixonada pela história, assim que eu terminar de ler voltarei aqui para dar minha opinião sobre o livro...

    ResponderExcluir
  10. Apesar de ter uma semelhança com as capas do Nicholas Sparks, a história parece ser bem emocionante. Não sou tão fã de livros de romance, mas para quem gosta ele é um "prato cheio" rs.
    Beijoos

    www.ameniinadabolha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir