Sobre os outros por Ernani Lemos

12:08



Título: Sobre os Outros
Autor: Ernani Lemos
Editora: Chiado (recebido em parceria )
Ano: 2016
Páginas: 288

Nota: 5/5

De onde você é?
Não, não importa onde você
nasceu ou mora.
De onde você é?
Qual é o lugar do mundo ao qual
você pertence?
Pergunto com honestidade.
Talvez, descobrindo um pouco sobre você,
eu consiga saber sobre mim também.
Ao pensar nas memórias que formam a consciência, você vai perceber que sua vida é um conjunto de ocasiões dos outros.



 
Minha maior dificuldade ainda está em resenhar livros de crônicas. Mas pretendo fazer isso da melhor forma possível. Eu tenho um carinho muito grande pelo Ernani desde que li Onze Semanas (Resenha aqui), um dos melhores livros que já tive a oportunidade de ler.
Então vamos logo descobrir mais sobre este novo livro do autor! 

 ''Não há breguice suficiente para os bons sons da memória''

Sobre os outros é um livro do qual foi reunido várias crônicas do autor. Algumas até bem antes de sua primeira publicação em 2015. Ernani fala com maestria sobre diversos assuntos que nos fazem pensar, emocionar e até mesmo lembrar do ''nosso outro''.

 ''Sinto falta das pessoas. Apesar de ainda poder rever muitas delas, é um peso saber que nunca mais será igual. Minha saudade é de quem éramos juntos naquela época.''

Foi uma experiência diferente ler este livro, porque ao mesmo tempo em que me sentia um pouco mais próxima do autor, já que suas crônicas na maioria das vezes são sobre situações em que ele passou, viveu e nos contou, também me sentia mais conectada sobre os ''meus outros'', pude me lembrar de algumas pessoas ou momentos especiais do qual vivenciei.

 ''A gente nunca sabe como é a vida das pessoas. Esse pessoal insuportável talvez tenha uma rotina miserável em casa. Os problemas deles não somos nós. Pode ser que apenas não tenham motivos pra sorrir. Se for simpático com eles, talvez um dia você seja esse motivo.''

 Este com certeza, é um livro que vai acrescentar algo para você, que quando terminar de ler vai ficar com aquela sensação de quero mais. Gosto muito da maneira como o Ernani escreve, palavras simples que nos marcam. Não é atoa que em apenas dois livros publicados já é um dos meus autores favoritos.
 
Lembro que na orelha do livro de Onze Semanas, está escrito: ''É muito comum encontrarmos nos livros frases como 'Você não vai parar de ler' e Onze Semanas faz jus a expressão.'' 
Já eu, digo que é muito comum encontrarmos nos livros frases que te incentivem a ler, mas em qualquer livro do Ernani são um dos poucos casos que essas frases se tornam realidade.

Ernani me passa uma confiança muito grande na escrita. Nos seus dois livros, conseguiu me conquistar e me prender de uma forma inesquecível. Pretendo ler e me apaixonar por muitos livros do Ernani anda, pois sei que ele têm capacidade o suficiente para isso.

Confira também

8 comentários

  1. Olá, tudo bom?
    Eu não conhecia esse livro nem o escritor, mas vou tentar procurar mais. Cara, essa sinopse me deixou muito encantada.
    Eu não sou muito fã de crônicas, mas sei que quando o escritor consegue fazer bem ele encanta todo mundo. Eu com certeza vou dar uma chance a esse escritor.

    Sessão Proibida

    ResponderExcluir
  2. Olá, Becca.
    Eu não conhecia o autor ainda. Mas infelizmente crônicas é um gênero que não sou muito fã. Eu até leria se não tivesse outro livro para ler, mas como tenho uma pilha de livros não lidos em casa, acho que não vou ler. Mas que bom que gostou tanto.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu gosto de ler contos, mas acho que nunca li crônicas, que bom que foi uma boa leitura, nem conhecia o livro mas que bom que ele tem algo a acrescente ao leitor.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii,
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa interessante. Não faz muito meu gênero de leitura, mas não descarto o livro para ler futuramente.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  5. Também não faço ideia de como resenhar crônicas, mas você se saiu muito bem!! Eu particularmente não sou muito ligada em crônicas, mas esse pelo visto é daqueles que abala as estruturas do leitor

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Becca!

    Não conhecia o livro, mas gostei do que vc contou. Crônicas é bem interessante. Acho que vc se saiu super bem! Parabéns!


    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Becca, tudo bem?
    Não costumo ler livros de crônicas, mas gostei da empolgação do seu relato. Daria uma chance à obra! =)
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Olá, td bem?
    Ainda não conhecia o Ernani, mas pelo que li em seu post, fiquei muita vontade de conhecer a escrita do autor, esse trecho que você escolheu de que "a gente nunca sabe como é a vida das pessoas" achei sensacional, até copiei, achei incrível!
    Preciso começar a ler mais livros de crônicas, e com certeza esse já está na minha lista!

    um beijo.

    Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir