O projeto rosie por Graeme Simsion

22:24

O Projeto RosieTítulo: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Páginas: 320

Nota: 4/5

Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.


 

Don tem toda sua vida regrada e organizada. Embora saiba tudo sobre a ciência, há algo em que ele é totalmente incompatível: No Amor. 
Por isso seus dois únicos amigos, Gene e Cláudia, o ajudam em um Projeto Esposa, do qual Don cria um formulário muito estranho e cheio de perguntas até mesmo constrangedoras para as mulheres responderem. Assim, ele acha que tem uma chance de encontrar a mulher ideal para ele.

 '' Se você realmente ama uma pessoa, deve estar preparado para aceitá-la como ela é. Você pode até esperar que um dia ela acorde e faça aquelas mudanças, mas pelos próprios motivos dela.''

Só que achar a mulher perfeita parece um sonho cada vez mais distante. Principalmente quando Rosie, que é uma mulher completamente impulsiva, desorganizada e totalmente seu oposto aparece em sua vida. A partir daí, toda sua organização e vida regrada vai por água abaixo. Já que na maior parte do tempo sua agenda está dedicada em ajudar Rosie a achar seu pai biológico.

 ''Eu convidei você para vir aqui esta noite porque, quando percebe que quer passar o resto da sua vida com alguém, quer que o resto da sua vida comece o mais rápido possível.''

O Projeto Rosie é um livro bem divertido, já que é impossível não arrancar umas boas risadas a cada situação constrangedora que Rosie passa em companhia de Don. 
Além disso o livro nos traz uma reflexão bem bacana sobre se aceitar do jeito que você é. 
E o mais interessante no livro foi poder ver como o personagem aprendeu isso aos poucos, como ele foi evoluindo.

 ''Agora tenho a impressão de que tudo o que fiz na minha vida inteira foi apenas para chegar até aqui e ficar com você.''

Porém, por mais que tenha gostado do livro, no final acabou não preenchendo todas as minhas expectativas quanto a história, já que era minha segunda tentativa de ler o livro. Gostei da história, porém não tanto a ponto de querer ler a continuação, O efeito Rosie.

Confira também

0 comentários