Divergente por Veronica Roth

19:21

DivergenteTítulo: Divergente
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco - Jovens Leitores
Ano: 2012
Páginas: 504

Nota: 5/5 + Favorito
Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.



O primeiro livro da distopia Divergente conta a história de Beatrice Prior, uma típica jovem nascida na Abnegação que sempre preza pelo altruísmo e reprova tudo quanto possa levar ao egoísmo. A sociedade é então dividida em cinco facções. Audácia formada pelos corajosos que condenavam a covardia, Franqueza formada pelos honestos que culpavam a mentira, Erudição formada pelos inteligentes que condenava a falta d conhecimento, Amizade que era formada pelos pacifistas que culpam a falta de amor e paz. Como última mas não menos importante temos a Abnegação.

 ''Uma escolha pode te transformar.''

Ao completar 16 anos todos tem que fazer a sua escolha, sobre qual facção ficarão pelo resto de suas vidas, mas para Beatrice é um pouco diferente. Ela se vê diante de uma difícil escolha, entre escolher o que realmente quer ou ficar com sua família, mesmo que tenha que passar a vida toda escondendo quem ela realmente é. Assim como todos os jovens, Beatrice passa por um teste antes da cerimônia para que  ajude a escolher sua facção, revelando para qual cada um tem mais aptidão. Mas isso não acontece para Beatrice, o resultado de seu teste é inconclusivo, assustador e até mesmo perigoso, levantando muitas perguntas e hipóteses sobre qual o seu possível destino.


 ''O que te faz diferente, te faz perigoso. ''


Beatrice é forçada a deixar toda a sua antiga vida para trás. Seus costumes, seus gestos, suas roupas, e começar uma nova vida. No meio de tudo isso ela encontra o fascinaste e ao mesmo tempo perturbador, Quatro. Constantemente se esquivando de seu tenebroso passado, ele esconde dentro de si muitos segredos. 
Mas Tris também tem um segredo, que mantém escondido de todos, pois poderia significar sua morte. 
Será que Quatro deixará Tris se aproximar? 
Derrubará a barreira de segredos que o mantem escondido somente por ela? 
E quanto a ela, poderá esconder seu sentimento crescente por esse rapaz que a intriga tanto?
Conseguirá se abrir para uma nova vida e mostrar quem realmente é?

Mas, uma descoberta de um conflito crescente pela tensão entre as facções cruza os caminhos de Tris e ameaça o modelo de sociedade  em  que vivem. Tris percebe que seu segredo é muito mais do que apenas algo perigoso; é uma arma, basta saber : ele a ajudará... ou a destruirá completamente?

 ''-Porque o medo não faz com que você se apague, ele faz com que você acenda. Já vi isso acontecendo com você. É fascinante.''

Verônica é uma escritora incrível pois ela nos mostra passo a passo da psicologia forte, determinada, objetiva e plausível, mas às vezes um pouco volátil, da protagonista Tris que nos interessa e nos surpreende a cada momento. Além de ter nos dado uma boa noção da personalidade intensa e complexa do personagem Quatro. Mas, não para por aí, todos os personagens que foram criados tem toda uma história que os envolve e se relacionam diretamente com suas diversas personalidades conflitantes e ações que nos fazem amá-los ou odiá-los.


 ''É fácil ser corajosa quando os medos não são meus.''



O que falar dessa capa? É uma tarefa bem difícil, pois sempre adorei as capas da Rocco. A arte do símbolo da audácia é muito bem feita, dá um aspecto lindo e bem chamativo. As letras são em alto relevo e esse design das letras é bem interessante, pois apresenta uma mesclagem de cores que ficaram lindas.


 ''-Às vezes, esqueço que sou capaz de ferir você. Que é possível ferir você.''

Esse livro é simplesmente perfeito, você pode perder um pouco a paciência para chegar até as últimas partes onde realmente tem uma ação, mas quando chega nessa parte você não consegue mais parar. Você não se decepciona hora nenhuma, porque a narrativa é bem escrita e te prende do começo ao fim da história, é realmente muito bom. A história é cheia de descrições muito bem feitas de personagens, lugares, personalidades, etc.
Além disso ele traz uma crítica aos padrões da sociedade que é muito bacana. Pessoalmente eu adorei, não tenho do que reclamar desse livro. Se você gosta de distopias esse livro é perfeito para você. Se não gosta? Aprenderá a gostar, só por causa dessa historia incrível.  

Confira também

0 comentários